Quais são os cuidados no pós-operatório da blefaroplastia?
A blefaroplastia, que consiste na remoção cirúrgica do excesso de pele nas pálpebras,
especialidade em Doenças das vias lacrimais
“Lacrimejamento” é uma das queixas mais comuns no consultório de um oftalmologista e muitas vezes pode ser causada por obstrução do canal lacrimal em diferentes níveis de sua anatomia. Epífora, acúmulo de secreção do canto dos olhos, vermelhidão e descamação da pele na pálpebra inferior próxima ao nariz, dor e abaulamento no local do saco lacrimal podem ser sinais de que a via está entupida. Em muitos casos, os pacientes só descobrem que há obstrução quando o saco lacrimal inflama e infecciona (dacriocistite), necessitando de antibióticos orais e cuidados locais.
Um exame clínico detalhado e em alguns casos o auxílio de exames de imagem como dacriocistografia irão auxiliar se há ou não obstrução e se cirurgia é indicada. A dacriocistorrinostomia com intubação da via lacrimal com fio de silicone é a cirurgia de escolha na grande maioria dos casos e pode ser feita via externa (corte na pele próximo ao nariz) ou endonasal (por dentro do nariz). Durante o procedimento, é confeccionado um novo caminho entre o saco lacrimal e a fossa nasal para a lágrima conseguir escoar.
Durante a gestação, a abertura do canal lacrimal na parte interna do nariz ocorre em torno do 8o mês, sendo que muitas vezes pode se se completar apenas após o nascimento. Quando o bebê nasce com a via não totalmente canalizada, há o acúmulo de secreção nos olhos e epífora (o nome correto do “lacrimejamento” para esses casos), sendo que 80-95% desses casos têm cura espontânea até o 1 ano de vida. A abordagem cirúrgica deve ser realizada caso haja dacriocistite antes de 1 ano de vida ou se não houver melhora dos sintomas após 1 ano de vida. Sob anestesia geral, é realizada a sondagem da via lacrimal ou intubação da via lacrimal com um fio de silicone em recidivas. Em alguns casos, a dacriocistorrinostomia também é indicada em crianças.
É importante que todos os bebês com esses sinais e sintomas sejam examinados por um oftalmologista pois há outras doenças graves ameaçadoras à visão que também se manifestam como lacrimejamento, como o glaucoma congênito.
Médica formada pela UNIFESP especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Mais Tratamentos
Cuide da saúde de seus olhos com mais tratamentos especializados
Artigos e postagens
Artigos que podem te ajudar a ter maior qualidade de vida e saúde
A blefaroplastia, que consiste na remoção cirúrgica do excesso de pele nas pálpebras,
Por que meus cílios caem? Se você tem notado uma queda anormal nos
Contato
Entre em contato
Entre em contato para maiores informações. Preencha o formulário que em breve entraremos em contato